Após piora no quadro, Paulo Gustavo recebe tratamento que “ressuscita” pacientes

Escrito por em 03/04/2021

Com o agravamento do estado de saúde do humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, a equipe médica que cuida dele escolhesse um outro tratamento para ajudá-lo a vencer a batalha contra a covid-19.

Internado em uma UTI de um hospital no Rio de Janeiro desde o dia 13 de março e intubado no último dia 21, o humorista chegou a apresentar sinais de melhora, mas acabou tendo um agravamento na sua situação nesta sexta (2). Por conta disso, agora ele está respirando com a ajuda de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea). O equipamento funciona como um pulmão artificial e oxigena o sangue fora do corpo.

Segundo médicos, esse tipo de tratamento é usado apenas em pacientes muito graves e que já não respondem à ventilação mecânica. “A ECMO é uma terapia complexa e arriscada, indicada a pacientes que têm chance de morrer em torno de 90%. É ressuscitar o paciente”, explicou Marina Pinheiro Rocha Fantini, coordenadora da Cardiologia Pediátrica e da equipe de ECMO da Rede Mater Dei de Saúde, em entrevista ao Estado de Minas, em julho do ano passado.

A médica não é responsável pelo tratamento do humorista, mas realiza o procedimento em diversos pacientes com covid-19 em Minas Gerais. Thank you for watchingSegundo uma pesquisa realizada em julho do ano passado, a ECMO conseguiu salvar cerca de 55% dos pacientes que usaram a técnica no Brasil. Em nota, a equipe de Paulo Gustavo disse que optou por mudar o tratamento para que o pulmão dele possa funcionar melhor. “Optamos pelo início da terapia coadjuvante com ECMO, com o objetivo de permitir uma melhor recuperação da função pulmonar”, afirmaram os profissionais em nota. “Após o agravamento ocorrido, a situação permanece estável nas últimas horas.” Mais cedo, o pai de Paulo Gustavo já tinha se mostrado preocupado com a situação do humorista e pediu orações para o filho. “Paulo Gustavo está enfrentando uma árdua e dolorosa luta. Por isso, nesse domingo de Páscoa, abençoado, vamos unir nossa fé, com muita força e energia, às 18 horas, um horário muito forte num dia muito especial. Cada um com sua fé, religião, crença, mas principalmente, muita energia”, escreveu Julio Marcos.

Com informações do Correio 24h

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background