Bahia é atingida por mais de 12 mil raios em um dia; confira dicas de segurança

Escrito por em 20/05/2022

A Bahia foi atingida por mais de 12 mil raios somente na última quarta-feira (18). Os dados são do Climatempo e constam na base de informações da Neoenergia Coelba, que fez a divulgação do registro nesta quinta-feira (19).

Segundo a Neoenergia Coelba, resposnável pela distribuição de energia no estado, devido às ocorrências foi necesário triplicou a quantidade do efetivo em operação nas regiões mais afetadas, como o Extremo Sul, Feira de Santana, Taperoá, Valença e cidades adjacentes. Essas cidades foram atingidas por um temporal que elevou a incidência de descargas atmosféricas.

De acordo com o superintendente técnico da Neoenergia Coelba, André Araújo, o sistema elétrico possui para-raios, mas o aumento das descargas atmosféricas, que normalmente ocorrem sequenciadas, podem causar danos significativos às estruturas e provocar interrupções no fornecimento de energia.

Além dos raios, a adversidade climática, com rajadas de ventos de maior intensidade e fortes chuvas, aumentam a incidência de objetos e vegetações de grande porte sobre a rede elétrica, além de obstruir e alagar vias de acessos a bairros e municípios. Devido ao trabalho dos profissionais, porém, já foram normalizados 65% dos clientes interrompidos em comparação ao período de maior ocorrências, no final da noite de quarta-feira.

Em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes têm disponíveis os seguintes canais: o envio gratuito de torpedos SMS para o número 28116, informando apenas o número da conta-contrato da unidade consumidora; o WhatsApp, através do (71) 3370-6350; a central gratuita de teleatendimento 116; a agência virtual, na página de serviços do site www.neoenergiacoelba.com.br, o aplicativo Neoenergia Coelba disponível para Android e IOS, e as nossas redes sociais pelo perfil @NeoenergiaCoelba.
Fonte G1-BA

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background