Butantan inicia testes com vacina tetravalente contra a gripe

Escrito por em 14/05/2021

A nova vacina contra 4 cepas da influenza vai começar a ser testada em humanos pelo Instituto Butantan. Serão 6,5 mil voluntários utilizados nessa fase para identificar a resposta ao imunizante , sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata).

O Butantan informa que os testes serão feitos em 11 centros de pesquisas no Brasil nas cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, Serrana, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul (estado de São Paulo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre, Pelotas (Rio Grande do Sul), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco) e Laranjeiras (Sergipe). A pesquisa incluirá crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e idosos de 60 anos ou mais. 

O objetivo é avaliar a imunogenicidade, que é a capacidade da vacina de provocar uma resposta imunológica, além da segurança do imunizante.

Segundo o Instituto o objetivo do estudo também é ampliar o espectro das vacinas da gripe e sua proteção, especialmente nas populações que correm risco de agravamento no quadro da doença.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background