Com 780 mil matriculados Rede Estadual retoma aulas na modalidade remota

Escrito por em 15/03/2021

A rede estadual de educação retoma nesta segunda-feira  as aulas na modalidade remota, os estudantes de todo Estado da Bahia terão acesso aos conteúdos, através da internet, matérias impressos entregues na unidade escolar e um canal TVE.

O Secretário da Educação da Bahia Jerônimo Rodrigues falou a expectativa e os desafios que a comunidade escolar vai enfrentar neste momento retomada:

“De um lado há uma expectativa muito grande nos estudantes em voltar, nos professores em acolher os estudantes de forma remota, mas sabemos que como qualquer outro período que a escola fica fechada, há risco de evasão e abandono, essa é a primeira missão nossa. Buscar encontrar os estudantes que não podem ficar de fora nesse período de retorno”.

O secretário elencou algumas estratégias previstas pelo Governo do Estado.

Depois nós temos um conjunto de estratégias: Nós temos um programa de bolsa de monitoria, são 52 mil vagas para os estudantes que receberão uma bolsa de R$ 100,00 por mês, além de receber essa ajuda de custo,  o estudante vai poder ajudar seus colegas nos exercícios atividades complementares, tem ainda uma força a atrativa que é o vale alimentação estudantil, estudantes matriculados que estejam frequentando as atividades irão receber o vale alimentação estudantil. Além disso temos os programas estruturantes de cultura de arte de esporte, mesmo em pandemia e naturalmente um conjunto de material didático muito qualificado, que são os cadernos orientadores que estudantes e professores não terão dificuldade de acessar e usar, agora é claro como é uma coisa inovadora podem aparecer dificuldades e estaremos de plantão na escola com a direção pedagógica nos núcleos territoriais e na  secretaria um plantão de profissionais, pedagogos, especialistas para ajudar a dirimir dúvidas que por ventura possam acontecer“.

Sobre o acesso dos alunos à internet, Rodrigues destacou que as escolas já estão equipadas para atender a demanda dos estudantes com os devidos protocolos sanitários.

“As escolas estão todas assinadas para contratar internet de um provedor local, com a capacidade de 40 mega, 50 mega, 100 mega e até 200 mega. Tem recursos na escola para isso, estamos acompanhando, se alguma escola apresentar dificuldade nós haveremos de ajudar”.

Quando estudante for a escola buscar material, nós distribuiremos mascara álcool que é o nosso protocolo, programe sua ida com sua escola por telefone para não aglomerar.

Segundo Jerônimo Rodrigues, a rede estadual matriculou todos os seus estudantes e vai acolher os alunos oriundos da rede particular e municipal durante todo o ano letivo.

Nós já matriculamos todos os estudantes que estão na rede, os estudantes foram todos matriculados automaticamente chegamos a quase 780 mil estudantes, se algum estudante da rede particular concluiu o ano de 2020, está pronto para ingressar na rede estadual, a partir dessa segunda-feira, ele pode fazer contato com escola por telefone e-mail ou redes sociais ou marcar horário e fazer sua pré-matrícula e começar a estudar.

 No dia 22, o aluno, matricula de forma definitiva, seja ele oriundo da rede particular ou de município que já concluiu ano letivo de 2020.

“Na Bahia temos 70 municípios que concluíram o ano letivos outros estão concluindo em março, abril. Na medida que o município concluir o ano, nós estaremos prontos para acolher este estudante na rede”.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background
Digital 104.3 FM