Equipes do Corpo de Bombeiros continuam no combate aos incêndios florestais no Interior da Bahia

Escrito por em 22/09/2021

Ellen Rarden

Na manhã desta quarta-feira, 22, equipes do Corpo de Bombeiros entraram no décimo sexto dia de combate aos incêndios florestais que acontecem no interior da Bahia. Devido ao tempo seco, fortes ventos e vegetação seca, as queimadas estão se propagando de forma muito rápida, desafiando os mais de 115 brigadistas que atuam na linha de frente no combate às queimadas.

Seis aeronaves estão empregadas nesse trabalho fazendo o resfriamento das áreas atingidas, bem como, auxiliando na redução das chamas. Segundo o comandante do 17° Grupamento de Bombeiros Militar de Barreiras, Major Bahia, as equipes de brigadistas estão em alerta e monitorando a todo instante os focos. “Continuamos com o combate aos incêndios florestais, vários focos já foram controlados. Estamos tendo sucesso em nossa empreitada, todos os nossos bombeiros estão adequadamente equipados com EPI’s e material de apoio ao combate”, enfatizou. O comandante, ainda ressaltou a importância da população que pode colaborar diretamente nessas ações. “Precisamos da ajuda de toda a população e reiteramos o pedido para que todos colaborem evitando toda e qualquer queimada ilegal ou queimada controlada levando em consideração os decretos que proíbem essa prática”, finalizou Major Bahia.

No oeste baiano, os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Morpará, Baianópolis, Buritirama, Angical, Riachão das Neves, Barra e Oliveira dos Brejinhos estão com focos de queimadas em algumas delas já controladas, mas, tendo as áreas monitoradas.

Atualização:

Em Luís Eduardo Magalhães, o combate continua na comunidade de Sangueiro, na última terça-feira (21), foi visualizada uma linha de fogo na BR 459. Os bombeiros realizaram o combate por terra, enquanto a aeronave fazia o combate aéreo evitando que as chamas se alastrassem. Já em Barreiras, o combate continua no Povoado da Nanica. O combate aéreo também continua com os dois aviões lançando água nos pontos quentes e realizando o monitoramento.

Em Morpará, o combate continua nas Serras da Ema. Os bombeiros permanecem divididos em dois grupos de atuação na área que foram divididas por coordenadas. Algumas árvores caíram nesta terça-feira (21) e fecharam o carreiro, mas os pontos quentes foram controlados. Toda ação está tendo apoio das duas aeronaves que realizam o combate e monitoramento aéreo. No município de Baianópolis, o incêndio foi extinto na comunidade de Barbosa. Em Buritirama, o combate acontece no Povoado de Clemente de Baixo. Os bombeiros realizaram o planejamento e dividiram as guarnições em dois grupos de trabalho. A vegetação é densa, o que dificulta o acesso dos bombeiros.

Em Angical, os Bombeiros foram deslocados para reforçar o combate na localidade Assentamento Cupins. Em Riachão das Neves, os bombeiros estão avaliando a área, no Povoado Castelo Rio Branco e em Barra a avaliação acontece na Comunidade do Igaritê. Por fim, no município de Oliveira dos Brejinhos, o incêndio foi extinto após o período de monitoramento na região do Garimpo e APA.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background