Fantasia de Bruna Marquezine revolta Conselho Regional de Enfermagem

Escrito por em 03/11/2021

Uma imagem da atriz Bruna Marquezine usando uma fantasia de enfermeira foi publicada no Instagram do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), nesta terça-feira (02), acompanhada de um texto em que a classe afirma que “fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem”. O post recebeu muitos comentários de apoio, mas as críticas predominaram, entre os mais de 19 mil comentários.

O trecho do texto diz o seguinte: “A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de Halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião”.

Segundo o conselho, o tema já foi alvo de intervenções por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães acabaram se retratando por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual. As informações são do colunista Léo Dias do portal Metrópoles.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background