Feira de Santana recebe vacinas de dose única contra Covid-19

Escrito por em 05/07/2021

Feira de Santana recebeu as primeiras vacinas de dose única contra Covid-19, do laboratório Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são 7.155 doses do lote de 162.700 mil vacinas que a Bahia recebeu. No final do mês de junho, o Brasil recebeu 4.801.550 doses da Janssen, destas 3 milhões doadas pelos Estados Unidos.

Em Feira de Santana, os imunizantes começaram a ser aplicados. A cidade já vacina toda a população acima 41 anos. Na pauta de distribuição das vacinas, o Ministério da Saúde, recomenda a aplicação das doses nos grupos: população de rua, trabalhadores do transporte metroviário, ferroviário e aquaviário, caminhoneiros e pessoas entre 55 a 59 anos.

Ainda segundo o Ministério, a vacina da Janssen é baseada em vetores de adenovírus sorotipo 26 (Ad26). É indicada para pessoas acima de 18 anos. Durante o processo de fabricação da vacina, uma espécie de vírus “enfraquecido” (adenovírus tipo 26 humano não replicante – Ad26), após ser modificado para não se multiplicar (tornando-o não replicante), carrega parte do material genético do SARS-CoV-2 responsável pela produção de uma proteína (proteína S – “Spike”) que auxilia o vírus da COVID-19 a invadir as células humanas. Assim, após a vacinação, o adenovírus começa a produzir essa proteína Spike, ensinando o sistema imunológico humano que toda partícula com essa proteína deve ser destruída.

O imunizante é aplicado em dose única de 0,5ml e demonstrou, nos testes apresentados, 66,9% de eficácia para casos leves e moderados e 76,7% de eficácia para casos graves após 14 dias da aplicação.

O prazo de validade é de três meses quando armazenado na temperatura entre 2°C e 8°C. Após aberto, o frasco pode ser utilizado em até seis horas.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background