IFBA abre 7320 vagas para cursos técnicos em todo Estado

Escrito por em 07/06/2021

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) começa a inscrever nesta segunda-feira (7) para 7.320 vagas em cursos das modalidades integrada ou subsquente ao ensino médio e educação à distância. São 20 opções de cursos em 14 campi e em 20 polos EAD. Os interessados podem fazer a inscrição até 9 de julho, no site da Fundação CEFET Minas.

Ao preencher o formulário de inscrição, os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, local semestre de oferta e turno para cada uma delas.

Toda documentação necessária deve ser enviada no momento da inscrição, anexada ao sistema. Os documentos originais serão solicitados para conferência assim que for possível o retorno das atividades presenciais, diz o IF Baiano.

Reserva de vagas
Os candidatos também devem sinalizar no momento da inscrição se querem concorrer em uma alguma categoria de reserva de vagas. Para os cursos integrados, 70% das vagas são reservadas para quem fez o ensino fundamental integralmente na rede pública, com 25% sendo para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Nos cursos da categoria subsequente, 50% das vagas são para alunos que cursaram ensino médio na rede pública, 45% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Cursos e modalidades
Meio ambiente, Agropecuária e Informática são algumas das 20 opções de cursos, disponíveis nas modalidades: Integrada, para quem deseja cursar o ensino médio junto com o curso técnico, e Subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. Estes cursos são oferecidos nos campi do IF Baiano em Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

A novidade no processo seletivo 2021 é a inclusão dos cursos Subsequentes da modalidade EAD, com as opções Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Vendas. Os cursos EAD são oferecidos nos 14 campi e em 21 polos EAD, localizados em Salvador, Santo Estevão, Ibipitanga, Marcionílio Souza, Potiraguá, Maracás, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mundo Novo, Piritiba, Remanso, Araci, Ibirapuã, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Maraú, Nazaré e Ipuiara.

A seleção é feita analisando o histórico escolar, levando em conta a média final resultante das notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental – para candidatos aos cursos integrados -, e do 1º e 2º anos do ensino médio – para os candidatos aos cursos subsequentes. Já para os cursos EAD, a seleção será realizada mediante manifestação de interesse na vaga e a classificação dos candidatos será obtida conforme a ordem de realização da inscrição.

Com informações do

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background