PRF apreende caminhonete com quase 5 mil fogos de artifício sem nota fiscal

Escrito por em 25/06/2021

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã de hoje (25) uma quantidade expressiva de fogos de artifício. A ação foi registrada durante fiscalização da PRF em frente a unidade policial de Seabra, localizada no Km 408 da BR 242, na Chapada Diamantina.

Por volta das 7h15, foi abordado um FIAT/Doblo com placas do estado das Minas Gerais. A equipe encontrou várias caixas de explosivos no compartimento de carga. O volume apreendido somou-se 4.643 unidades.

Ao consultar o documento fiscal apresentado pelo motorista, os policiais constataram que a nota havia sido cancelada no site da Receita.

O uso desses artefatos é tradição nos festejos juninos, mas requer cuidados e autorização dos órgãos competentes, porque pode causar acidentes de consequências desastrosas. Acidentes envolvendo produtos perigosos têm potencial para afetar não só os seus usuários, mas também o meio ambiente e a saúde pública.

Além do crime fiscal, foram constatadas diversas irregularidades: o motorista não possuía o curso específico de transporte de produtos perigosos, o veículo não possuía as simbologias indicando o tipo de produto perigoso transportado, entre outras infrações.

Diante dos fatos, os responsáveis todo o material foi apreendido será encaminhado à Secretaria da Fazenda (Sefaz/BA), onde serão adotadas as medidas administrativas cabíveis, pelo crime tributário de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, previsto no art. 2º da Lei nº 8.137/1990.

A fiscalização do transporte de produtos perigosos tem o objetivo de garantir que as regras de segurança sejam respeitadas e os riscos ao meio ambiente e à saúde humana sejam evitados.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background