Professor da Uefs apresenta estudo sobre viabilidade do aeroporto de Feira

Escrito por em 02/12/2021

O professor José Renato Sena Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Dcis/Uefs), apresentou em um evento na noite da quarta-feira (01) um estudo sobre o Aeroporto João Durval Carneiro, de Feira de Santana. O docente, que é contador por formação, mas “um curioso” sobre o assunto, como se definiu, falou sobre o histórico de concessão, viabilidade e ações sugeridas a partir de documentos públicos dos governos federal e estadual que foram compilados por ele.

Professor José Renato Sena Oliveira – Foto: ASCOM UEFS

A iniciativa do encontro foi do Grupo Executivo para Captação de Recursos e Investimentos de Feira e ocorreu na Associação Comercial e Empresarial da cidade (Acefs). Estavam presentes o vice-prefeito de Feira, Fernando de Fabinho, o deputado federal Carlos Geilson, o presidente da Acefs, Genildo Oliveira, secretários municipais, empresários e representantes de setores produtivos da cidade e da concessionária que administra o aeroporto.
Questões como infraestrutura, carências, capacidade de mais voos diários e de atrair passageiros, construção de vias de acesso e desapropriações de áreas próximas ao aeroporto foram debatidas pelo professor José Renato. O docente defende que o local tem viabilidade técnica, mas que é necessário pensar um aeroporto competitivo que atenda toda a região.
“Documentos oficiais garantem a viabilidade. A demanda é real, mas não temos infraestrutura para atender”, explicou.
O professor também disse que o plano diretor de Feira precisa estar alinhado com o plano diretor do aeroporto. Ele ainda sugeriu que alguns pontos sejam considerados prioritários pelos governos estadual e municipal e pelas entidades interessadas no funcionamento do aeroporto.
Ações como desapropriações de áreas, homologação para voo por instrumento, recuperação da Avenida Sérgio Carneiro e antecipação de investimentos por parte da concessionária foram listadas pelo docente.
As informações são da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background