Representante da OPAS no Brasil acompanha atividades de pesquisa da Uefs sobre Covid-19

Escrito por em 14/05/2021

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMFS) e o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA), realizou durante as últimas cinco semanas pesquisa para diagnóstico do Sars-CoV-2, o novo coronavírus, em pessoas assintomáticas.

Intitulada “Vigilância Epidemiológica e Genômica da COVID-19 de indivíduos em Grandes Áreas de circulação em Feira de Santana”, o estudo ocorreu por meio de testagens em locais de vasta movimentação no município.

O objetivo da pesquisa é compreender os casos assintomáticos, através do reconhecimento de novas variantes do coronavírus e eivados. Uma das principais metodologias utilizadas é o sequenciamento do RNA viral para encontrar caracterizações genéticas do vírus.

Para Erenilde Marques de Cerqueira, professora e coordenadora Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância à Saúde da Uefs, a relevância do estudo se dá pela necessidade de detectar os assintomáticos. “Essas pessoas estão transmitindo para outras, então se a gente detecta e realiza a ação de vigilância epidemiológica, com controle e monitoramento, quebramos a cadeia de transmissão da doença”, informou.

Carlos Frederico Campelo de Albuquerque e Melo, Oficial Nacional da Unidade de Vigilância e Resposta de Emergências da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, que veio a Feira de Santana para acompanhar as atividades de campo e participou de uma reunião na Uefs na quinta-feira (13), entende que este trabalho também apresenta uma importância grande pela inovação.

“A pesquisa ocupa uma lacuna da execução de análise robusta, de qualidade em casos assintomáticos livres na população. Poderemos saber então exatamente como isso está se dando, a dimensão, evolução, acampamentos de transição, detecção precoce e o papel dos assintomáticos no processo epidêmico”, explicou Carlos em relação as informações que são adquiridas a partir da iniciativa promovida pela Uefs e parceiros.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background