Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, zera fila de cirurgia neurológica

Escrito por em 16/12/2021

O serviço de neurocirurgia do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) zerou nesta terça-feira, 14 de dezembro de 2021, a fila de cirurgias neurológicas eletivas. Cerca de 16 pacientes que estavam internados na unidade e aguardavam na fila, já foram operados. O serviço de neurocirurgia funciona 24 horas, todos os dias, inclusive com serviço pós operatório ambulatorial. Segundo o coordenador da equipe, Eduardo Portilho, serão atendidos no retorno ambulatorial pós cirúrgico, em média, 20 pacientes por semana.
O neurocirurgião ainda explica que serão realizadas cirurgias neurológicas diariamente na unidade, operando pacientes com o diagnóstico de tumor cerebral, aneurisma cerebral, trauma raquimedular, além das vítimas de traumas/acidentes, Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, dentre outras patologias.
“Nossa equipe é formada por nove neurocirurgiões, a meta é que pelo menos um paciente de cirurgia neurológica eletiva seja operado diariamente na unidade, isso independente da quantidade de cirurgias de urgências que ocorrerem”, concluiu o médico.

De acordo com Tayse Moura, coordenadora da gestão de leitos do HGCA, o fato da equipe operar diariamente os pacientes eletivos, além dos de urgência e emergência, facilitou para que a fila de espera fosse zerada. O serviço de neurocirurgia conta com uma equipe multiprofissional que atua desde o cuidado à reabilitação desses pacientes. Lembrando que apesar da abertura destes novos leitos e da mudança de atuação implantada nos últimos 15 dias pela atual equipe de neurocirurgia, o HGCA sempre funciona com a taxa de ocupação acima de 100%, ou seja, os leitos continuam ocupados, o que melhorou foi a taxa de rotatividade.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background