Transporte intermunicipal será suspenso no São João, diz govenador

Escrito por em 17/05/2021

O transporte intermunicipal será suspenso no período do São João para conter a disseminação do coronavírus na Bahia. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (17) pelo governador Rui Costa.

“O que nós vamos fazer novamente, e aí eu já posso anunciar desde já, é suspender o transporte intermunicipal no período de São João e São Pedro, que será feito para evitar que as pessoas viagem. A gente não consegue impedir que todas as pessoas se desloquem, mas pelo menos diminuir a quantidade de pessoas que viajam. Isso vamos fazer porque não é possível gerar aglomeração, a doença só se reproduz quando você dá condições dela se reproduzir, quais são as condições? A ciência já comprovou, se juntar muita gente em um ambiente fechado com pouca ventilação e pessoas sem máscaras, aí a doença se reproduz muito fácil, a pessoa que junta em um bar, em um galpão improvisado de bar, fecha as portas e vai fazer uma festa ali dentro tá pedindo para morrer ali todo mundo com o vírus”, destacou.

Rui Costa tambémcriticou as aglomerações registradas no final de semana em Salvador e outras cidades baianas .

“As imagens que eu vi aqui do Largo da Boa Viagem, o vídeo mostrando todo mundo saindo sem máscara em um local fechado, se ali tiver uma pessoa com covid todo mundo pega covid porque parece que resolveu, ‘vamos se contaminar, então fecha a porta aí para não ter chances de ninguém não pegar e vamos sair daqui contaminados’. Então 300 pessoas, se cada um sai para um lugar de Salvador, são 300 pessoas transmitindo o vírus, então daqui uma semana essas 300 vão transmitir para mais três, serão 900 pessoas ou para mais de dois, 600 pessoas. Isso é um absurdo no completo, eu não consigo entender um comportamento desse, as pessoas parecem que só tem uma semana de vida e que precisam ir para as festas de qualquer jeito e que não podem esperar mais um mês, mais dois meses para poder eventualmente diminuir o contágio, poder participar de algum encontro. Então vamos agir no sentido de limitar o máximo contágio no São João, se a gente olhar desde o início da pandemia, todas as datas que por alguma razão as pessoas se juntaram e duas semanas depois os casos aparecem, Natal, Ano Novo, todo momento que as pessoas se juntaram gerou contaminação e é evidente que o próximo é o São João, as festas juninas, nós temos a preocupação, então desde já eu anuncio que não haverá para este período o transporte intermunicipal, para evitar uma nova explosão de casos aqui na Bahia”, concluiu.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background