Uefs anuncia a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Escrito por em 18/10/2021

Mesas temáticas, minicursos, oficinas, palestras, exposições e apresentações culturais integram a programação da 18ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que acontece a partir desta quarta-feira (20) e segue até o dia 24 de outubro. Discutindo “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, os docentes da Uefs doutor Washington Rocha e doutor Angêlo Loula participam da mesa de abertura do evento, no próximo dia 20, de 9h às 10h 30min,  com mediação da professora doutora Marjorie Csekö Nolasco, coordenadora do Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD) da Uefs. As atividades ocorrerão remotamente com acesso gratuito ao público e transmissão virtual, em decorrência da pandemia de Covid-19.

A SNCT ocorre anualmente e, de acordo com a coordenadora geral do evento, doutora Rita Brêda, acompanha a programação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MTIC) e “tem como objetivo basilar difundir e popularizar os conhecimentos científicos e a própria ciência, entendendo-a como saber necessário para melhor intervenção e atuação social”. “Os debates visam desenvolver o senso crítico, a autonomia e a formação cidadã”, explica. Além de promover a integração entre Educação Superior e Educação Básica, a SNCT “se configura como mais uma oportunidade de diálogo e de abrir as portas da instituição para que o conhecimento produzido dentro da Uefs seja conhecido e acolhido pela comunidade”, completa a Pró-reitora de Extensão da Uefs.

As mesas debatem sobre comunicação científica; conectividade de internet ao longo da pandemia; aplicativos e plataformas de georreferenciamento na região da Chapada Diamantina (BA). Tratam também de políticas e ações afirmativas na Pós-graduação; violência, inclusão e direitos humanos na Educação; inovação no ensino de ciências por transversalidades e integração entre universidade e a Educação Básica. A mesa de encerramento acontece no dia 22, a partir das 9 horas, e aborda “Os desafios da gestão ambiental frente aos limites planetários”. Tem mediação da professora da Equipe de Estudos e Educação Ambiental (EEA), vinculada ao Departamento de Tecnologia (DTEC) da Uefs, doutora Zanna Maria de Matos, que conversa com o prof. doutor Pedro Rocha, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Luiz Carlos Araújo Junior, mestre em Meio Ambiente pela UFBA e representante da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema).

Samba, músicas de cinema, sapateado e literatura de cordel compõem o repertório de atividades culturais, protagonizadas por diversos artistas – inclusive, locais. Já os minicursos, oficinas e exposições abrangem temas como: os usos de informações e dados em saúde; cuidados de saúde;  vacinação, entre mitos e verdades; esclarecimentos de biologia sobre parasitos; observatórios de ciência; curiosidades da astronomia, da engenharia ou da arte; pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e desafios; utilização de multimídias (aplicativos e programas) e gamificação para o ensino, para produção gráfica de materiais educativos ou para organização de atividades; plataformas de transmissão de eventos, dentre outros. Para participar de minicursos e oficinas, o(a) interessado(a) deverá fazer inscrição prévia a cada atividade desejada.

Acompanhe toda a programação pelo site da SNCT, em: http://www.snct.uefs.br

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background