Virologista alerta para subnotificação de casos da variante delta no Brasil

Escrito por em 21/09/2021

O virologista e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Gúbio Soares alertou nesta terça-feira (21) em entrevista à Rádio Digital FM, emissora do Grupo Lomes de Comunicação, para as subnotificações de casos da variante delta no Brasil.

De acordo com Soares, a variante delta tem mostrado resistência em indivíduos, mesmo que eles estejam vacinados com a primeira e segunda doses. Ele explicou que o vírus faz modificações em sua estrutura para resistir aos ataques da vacina.

“O Brasil está subnotificando, porque a metodologia que está sendo utilizada para identificar a variante delta vai de sequenciamento. Na Bahia, o sequenciamento é feito pelo Lacen, quando deveria o governo federal está financiando as universidades, os institutos de pesquisas a sequenciar uma quantidade maior. Na realidade, não sabemos qual a quantidade da variante delta que está crculando”, ressaltou Soares.

O virologista apelou ainda para que a população continue usando máscaras e mantendo o distanciamento social. “A diminuição de casos e de mortes tem levado à população a se exceder, já pensando que está tudo resolvido e não está. A variante delta é perigosa”, completou.

Ouça:

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista

Background